SIG
O SIG é um conjunto de softwares e metodologias específicos que permitem a análise de uma gama ilimitada de parâmetros georreferenciados simultaneamente. Desta forma, a utilização do SIG amplia a capacidade de compilação de dados e, por conseguinte, o poder de análise por parte dos profissionais envolvidos no projeto.
Conheça mais sobre as soluções:
Utilização do SIG na Engenharia Ambiental
Há algum tempo, a indisponibilidade de hardwares e softwares para análises especiais limitava o aprofundamento de estudos complexos envolvendo dados georreferenciados. Nas últimas décadas, porém, o cenário se modificou intensamente e, atualmente, a realidade é bem diferente. O desenvolvimento do SIG – Sistema de Informações Geográficas tem a sua parcela do mérito por isso. A Fonntes Geotécnica lança mão desses recursos em seus trabalhos e oferece soluções como: • Mapeamento de áreas de interesses diversos; • Execução de análises multicritério; • Elaboração de mapas em geral que, além da excelente qualidade gráfica, representam de forma objetiva e fidedigna a realidade de campo. Além disso, a utilização do SIG é determinante na qualidade e na confiabilidade dos estudos hidrológicos, necessários para dimensionamento de barragens de rejeito e de água, obras de redes de drenagem superficial e outros.
Levantamento topográfico
O levantamento topográfico é o conjunto de métodos e processos que relacionam os pontos previamente escolhidos, convenientemente distribuídos ao longo de um terreno de coordenadas topográficas, conhecidas aos pontos definidores de seus acidentes planialtimétricos, naturais e artificiais de seu relevo, visando a sua exata representação em escala desejada. O levantamento topográfico utiliza medições de ângulos e distâncias horizontais e verticais, com instrumental adequado à exatidão pretendida.
Drone para Mapeamento Aerofotogramétrico
A Fonntes conta com o que há de mais moderno na tecnologia do levantamento planialtimétrico: os drones, também conhecidos pela sigla VANT (veículo aéreo não tripulado). O drone é uma aeronave controlada remotamente que, por meio da obtenção de imagens aéreas, juntamente com outras variáveis, é capaz de gerar dados topográficos com mais detalhes e rapidez comparados aos levantamentos realizados de forma convencional, por exemplo, Estação Total ou CNSS RTK, além da utilidade da própria imagem gerada. Como vantagem adicional, as imagens obtidas pelo drone podem ser úteis em levantamentos executados periodicamente e para elaboração de registro para análise temporal de obras e estruturas, como Minerações, Supressões Vegetais, Estradas, Ferrovias etc. As imagens são georreferenciadas e ortorretificadas que permitem o tratamento do MDS (Modelo Digital de Superfície) pela obtenção de MDT (Modelo Digital do Terreno). Desta forma, é possível entregar resultados mais rápidos e com melhor qualidade, gerando dados com mais níveis de detalhes com um maior nível de produtividade.